Aluna de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Paola Fantini, 20 anos, estudou o segundo semestre de 2012 na California State University, Long Beach (CSULB), nos Estados Unidos. Interessada em viajar e ampliar os conhecimentos adquiridos na faculdade, Paola ainda precisou aguardar um pouco, até concluir 40% do curso, para se inscrever em um intercâmbio.
— Sempre tive uma paixão por viajar e, desde que entrei na universidade, tinha em mente aproveitar os convênios que a UFSC tem com instituições de diversos países para adquirir mais uma experiência.
Hoje, Paola considera o período que passou nos EUA um “divisor de águas”, pois conheceu muitos outros viajantes e conseguiu se dar bem nos estudos.
Confira o relato da estudante.
À procura
O primeiro passo foi descobrir quais eram as universidades conveniadas com a UFSC, as cidades e os países que ofereciam o curso de Business (Administração), as diferentes culturas. Poucos meses depois, acabei escolhendo a CSULB. Dei entrada em todos os papéis que eles exigiam e recebi a carta de aprovação do intercâmbio em maio, com o início das aulas três meses depois. Foi uma correria e um nervosismo para deixar tudo pronto a tempo, mas em agosto eu estava na Califórnia!
Adaptação
Fui morar com outros dois brasileiros — um deles também era estudante de Administração na UFSC e já havia feito intercâmbio no semestre anterior. Recebi um grande apoio para me adaptar e conhecer a cidade, facilitou muito. No começo, foi um pouco complicado entender tudo o que os professores passavam em aula e até conversar com os demais alunos.
O campus
A CSULB oferece uma ótima estrutura para os alunos. O campus é muito grande e tem refeitório, lanchonetes, clínica e academia equipadíssimas, além de um centro para os estudantes. Devido a uma lei estadual, os alunos não pagam pelo transporte público, o que também é muito bom. Estudava com pessoas de diferentes nacionalidades e sotaques, mas, com um pouco de esforço, consegui me integrar e tirar boas notas nas provas e nos trabalhos. Nos quatro meses em que permaneci estudando na Califórnia, fiz duas matérias de Administração, uma de línguas e duas de esportes, sendo que todas foram escolhidas a partir de recomendações de outros estudantes. Tive ótimos professores, e as aulas interativas me impulsionavam a estudar.
Resultados
Long Beach é muito linda, fica perto de Los Angeles e demais cidades turísticas, um lugar ótimo para se morar. Tive um desempenho acadêmico bom, conheci pessoas maravilhosas, visitei lugares incríveis e adquiri bastante experiência e uma nova visão da vida. O intercâmbio se tornou para mim um divisor de águas, porque, depois que retornei ao Brasil, refiz meus planos e meu modo de pensar sobre certas situações. Hoje, me sinto mais preparada e determinada.