Bolsas de estudo são possíveis de se obter tanto no que se refere à matrículas concedidas por instituições de ensino e faculdades particulares nacionais quanto por aquelas concedidas por entidades e universidades internacionais.
Bolsas de Estudo podem ocorrer em 2 casos:
- Bolsas Integrais
- Bolsas Parciais.
O critério fundamental para a aquisição de uma bolsa de estudo parcial ou integral é o desempenho estudantil de um candidato.
Bolsas de Estudo Nacionais
Muitas são as formas pelas quais os estudantes podem se candidatar a uma bolsa de estudos, seja no Brasil ou no exterior.
Se a intenção, no momento, for continuar estudando por aqui, existem as tradicionais bolsas oferecidas pelo MEC (Ministério da Educação), tais como o PROUNI (Programa Universidade Para Todos).
Esse sistema leva em consideração a nota obtida pelo estudante no último ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Entretanto, antes que a bolsa seja também há outros parâmetros de avaliação como a situação socioeconômica do candidato.
Para confirmar a inscrição no processo o interessado deve ficar atento aos prazos divulgados no portal do MEC.
Como dito, é necessário ter realizado a última avaliação do ENEM. Também existem bolsas de pós-graduação.
Bolsas de Estudo no Exterior
Quando o assunto se trata de bolsas estrangeiras, existe todo um planejamento de intercâmbio.
Além de bolsas científicas promovidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) através de programas como o Ciência sem Fronteiras, existem bolsas de idiomas concedidas por escolas internacionais, além, é claro, das tradicionais bolsas de mestrado e doutorado igualmente cursadas em solo estrangeiro.
No caso do Ciência sem Fronteiras, o candidato pode participar de processos tanto vinculados ao nível de graduação, quanto ao de doutorado e pós-doutorado.
O processo atual encerrará as inscrições em Abril de 2014.
Para proceder, basta acessar o site do programa.
Bolsas no Reino Unido
O Reino Unido é uma das regiões que mais proporcionam vagas para bolsistas.
Para se candidatar a alguma dessas bolsas, o ideal é que o interessado visite os sites de diversas instituições ou se informe com algum amigo ou parente que esteja no exterior.
Isso se deve ao fato de que nem todas as bolsas são divulgadas.
Apesar disso, existem muitos sites que podem ser conferidos.
Dentre os mais procurados se destacam os sites do Eramus Program Scholarships e do Commonwealth Scholarship Commission in the United Kingdom.
Também existe um site voltado exclusivamente à pesquisa de bolsas de estudo estrangeiras que se chama Independent Schools Yearbook.