Após o Ministério Público Federal no Estado do Ceará (MPF-CE) acionar o INEP na semana passada dando prazo de 24 horas para que o instituto se manifestasse sobre as ações envolvendo o possível vazamento do tema da Redação do Enem 2014, o estágio atual das investigações é que a Polícia Federal está realizado perícia técnica para verificar a integridade de aparelhos de celular onde apareceram as mensagens.
A tensão para os candidatos que fizeram as provas e a redação do Enem segue ainda sem um indicador de conclusão da investigação por parte da Polícia Federal, do Ministério da Educação e do INEP. O presidente do INEP tem afirmado que não há risco de cancelamento do exame, e colocou uma equipe do instituto para atuar em colaboração com as investigações do MPF-CE (atualização em 24/11, com informações do Portal G1: www.g1.com.br).
Veja a seguir o histórico do problema, desde as primeiras denúncias de vazamento do tema da Redação.
Redação Enem 2014 pode ser cancelada. PF investiga se tema vazou.
As Redes Sociais valem para o bem e valem para o mal. Delegados e agentes da Polícia Federal estão colhendo depoimento de candidatos que participaram do Enem 2014 que afirmam ter recebido a imagem da página da prova do Enem com o tema da Redação antes do início da prova do último domingo, dia 9 de novembro.
O primeiro candidato a informar que teria recebido a imagem por mensagem WhatsApp foi Jomásio Barros (17 anos), no Piauí. Depois que ele revelou o que aconteceu, outros candidatos já se apresentaram com a mesma informação em outras Unidades da Federação. O horário das mensagens teria começado às 10h e 50 minutos, e seguindo até à metade da tarde.
A Polícia Federal está em campo para fazer o rastreamento das mensagens e perícia em telefones celulares para ver comprovações sobre os horários de postagem, a autenticidade das mensagens, e tentar identificar de onde partiram.
O Ministro da Educação, José Henrique Paim (foto), optou por cautela e não sinalizou sobre o que o MEC pretende fazer se o vazamento for mesmo comprovado. Ele disse que em outras rodadas do exame foram apuradas denúncias que não se confirmaram verdadeiras pela Polícia Federal, e que prefere aguardar o resultado das investigações para se pronunciar.
As provas do Enem já foram canceladas e tiveram que ser refeitas por motivo de vazamento em edição anterior. Foi em outubro de 2009, quando ocorreu um vazamento completo de um caderno de prova , que foi apresentado a repórteres do jornal O Estado de São Paulo.
Caso a Polícia Federal confirme o vazamento do tema da Redação do Enem 2014 o Blog do Enem avalia que o Ministério da Educação teria três alternativas: poderia optar por um cancelamento parcial do exame, convocando os candidatos para uma nova prova de redação; a segunda opção seria o MEC optar por descartar apenas a correção das redações, validando as notas das provas objetivas como o critério suficiente para concorrer às vagas no Sisu, no Prouni, no Pronatec e no Ciência Sem Fronteiras.
Ou, como terceira alternativa, se o vazamento que vier a ser apurado pela Polícia Federal tiver sido maior do que o que foi até agora divulgado, poderia mesmo chegar ao cancelamento total, como ocorreu em 2009. Este seria o maior prejuízo para os candidatos e para o cronograma dos programas vinculados à nota do Enem. Mas, decisão, mesmo por parte do MEC e do INEP, só após o trabalho de investigação da Polícia Federal.
Fraude no Enem 2014 – A Polícia Federal informou nesta sexta-feira, 14 de novembro, que prendeu durante a realização do Enem 2014 uma quadrilha que vendia serviços para informar por meio eletrônico respostas de questões para candidatos, durante o período de realização da prova. Foram realizadas prisões em flagrante e também nos dias que se seguiram ao exame.
Ainda sem fornecer os detalhes do esquema, a PF informou que as operações ocorriam no Ceará e na Paraíba. As investigações prosseguem para verificar se a quadrilha operava já em edições anteriores, para identificar eventuais candidatos que tenham se beneficiado pela fraude. Além dos membros da quadrilha os candidatos também podem ser processados.
O Ministério da Educação e o INEP estão apoiando o trabalho da Polícia Federal. E se forem identificados alunos que ingressaram em universidades a partir da fraude na obtenção de respostas, estes serão denunciados e expulsos das instituições.
Você fez o Enem 2014? Já baixou o gabarito oficial do MEC/INEP com as respostas das questões objetivasde sábado e domingo? Ainda não? Baixe aqui. Download das provas e dos gabaritos oficiais: https://fuvestibular.com.br/prova-do-enem-2013-download/
E depois do Enem, vai fazer ainda um vestibular? Aumente as suas chances com as Apostilas Pré-Vestibular gratuitas do Blog do Enem. Aulas de revisão, dicas e exercícios para todas as matérias. Aqui: https://fuvestibular.com.br/apostilas-gratis/
The post Perícia da PF em celular apura o vazamento da Redação Enem 2014 appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.