Simbolismo
Monet
As palavras-chave para entender o estilo simbolista aí estão: representar, evocar, magia, misticismo, inconsciente. Contemporâneos dos parnasianos, os simbolistas reagiram fortemente contra os princípios cientificistas da época, propondo uma arte baseada na expressão de estados emocionais subjetivos, misteriosos, ilógicos, ou seja, aquilo que só admite expressão simbólica, porque não pode ser codificado racionalmente. A razão e a lógica, instrumentos de análise de realidade, cedem lugar à intuição. As obras que iniciam o Simbolismo no Brasil são Missal (prosa) e Broquéis (poesia), ambas de Cruz e Sousa.
Contexto histórico
No final do século XIX, a Europa estava enfrentando um período de crise, gerada pela segunda Revolução Industrial. A nova ordem econômica beneficiava somente a elite, quando a maior parte da população era constituída de proletários. Isso gerou intranquilidade e pessimismo. Neste mesmo momento, o Brasil passava por grande agitação política e social, devido a fatos como a abolição da escravatura (1888), a proclamação d República (1889), entre outros.
Características
- Misticismo e espiritualismo
Como fantásticos signos
Erram demônios malignos.
Na brancura das ossadas
Gemem as almas penadas.
Lobisomens, feiticeiras
Gargalham no luar das eiras.
Os vultos dos enforcados
Uivam nos ventos irados.
(Cruz e Sousa)
- Subjetivismo
- Musicalidade: Para aproximar a poesia da música, os simbolistas lançam mão, além da rima, de muitos recursos fonéticos. Observe este exemplo de aliteração (repetição sequencial de consoantes idênticas):
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.
(Cruz e Sousa)
- Ênfase no imaginário e na fantasia: característica do Romantismo. Dela resulta também a evasão do tempo presente, voltando-se o eu-lírico para o passado ou projetando-se no futuro.
Noites de além, remotas, que eu recordo,
Noites da solidão, noites remotas
Que nos azuis da fantasia bordo…
(Cruz e Sousa)
Autores e obras
- Cruz e Sousa: o “Cisne Negro” nasceu em Santa Catarina (1861) e morreu em Minas Gerais (1898). Afirma-se que sem Cruz e Souza nem teríamos o Simbolismo em nossas letras. Como poeta, teve apenas o livro Broquéis publicado em vida. Os dois outros volumes de poesias, Faróis e Últimos Sonetos, são póstumos. Sua produção fala da dor e do sofrimento do homem negro, mas evolui para o sofrimento e a angústia do ser humano. Está presente em sua obra também a sublimação, a anulação da matéria para a liberação da espiritualidade, só conseguida através da morte. Ao lado disso, percebe-se o uso de maiúsculas, valorizando as ideias, e uma angústia sexual profunda.
- Obra
Broquéis (poesia); Faróis (poesia); Últimos Sonetos; Tropos e fantasias (prosa); Missal (prosa); Evocações (prosa).
- Alphonsus de Guimaraens: nasceu em Ouro Preto (MG) e morreu em Mariana (MG). Estudou Direito em São Paulo, onde se dedicou ao jornalismo e lançou seu primeiro livro de poemas. Terminou o curso em Ouro Preto e exerceu o cargo de juiz de direito em Mariana. Sua obra é marcada, sobretudo, pelo caráter místico-religioso. Muitos de seus poemas relacionavam-se à noiva, Constança, morta prematuramente.
- Obras
Setenário das dores de Nossa Senhora e Câmara ardente (poesia); Dona Mística (poesia); Mendigos (prosa).
Este é Ismália, o poema mais conhecido de Alphonsus de Guimaraens:
Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra no mar…
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…
E no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…
E como um anjo pendeu
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar.
Dica 1 – Revise tudo sobre Machado de Assis em mais esta aula de Literatura Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://fuvestibular.com.br/machado-de-assis-literatura-enem/
Saiba mais sobre Simbolismo nesta aula do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios
Questão 01
Sobre o fragmento de texto abaixo, que pertence à estética simbolista, é correto afirmar que:
“Indefiníveis músicas supremas,
harmonias da Cor e do Perfume…
Horas do Ocaso, trêmulas, extremas,
Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume…”
a) apresenta características parnasianas, tais como o uso da mitologia e de uma linguagem simbólica.
b) é de autoria de Alphonsus de Guimarães e não apresenta rimas externas, nem figuras de linguagem.
c) foi escrito por Cruz e Sousa, e o fragmento apresenta como característica marcante a objetividade.
d) caracteriza-se pela linguagem simples, pela musicalidade e é de autoria de Cecília Meireles.
e) pertence ao poeta Cruz e Sousa e apresenta como características simbolistas a musicalidade, o uso de palavras que iniciam com letra maiúscula no meio dos versos.
Dica 2 – Confira as principais características do Realismo nesta aula de revisão para Literatura Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://fuvestibular.com.br/realismo-aula-de-revisao-para-literatura-enem/
Questão 02
(MACK )Assinale a alternativa em que aparece um trecho do Simbolismo brasileiro.
a) Vejo através da janela de meu trem
os domingos das cidadezinhas,
com meninas e moças,
e caixeiros e caixeiros engomados que vêm olhar os passageiros empoeirados dos vagões.
b) E não há melhor resposta
que o espetáculo da vida:
vê-la desfiar seu fio,
que também se chama vida,
ver a fábrica que ela mesma,
teimosamente se fabrica,…
c)Ai! Se eu te visse no calor da sesta
A mão tremente no calor das tuas,
Amarrotado o teu vestido branco,
Soltos cabelos nas espáduas nuas!
Ai! Se eu te visse, Madalena pura,
Sobre o veludo reclinada a meio
Olhos cerrados na volúpia doce,
Os braços frouxos — palpitante o seio!
d) Eu amo os gregos tipos de escultura:
Pagãs nuas no mármore entalhadas;
Não essas produções que a estufa escura
Das normas cria, tortas e enfezadas.
e) Brancuras imortais da Lua Nova,
frios de nostalgia e sonolência…
Sonhos brancos da Lua e viva essência
dos fantasmas noctívagos da Cova.
Questão 03
Dica 3 – Relembre sobre o Romantismo nesta aula de Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, estude com a gente! – https://fuvestibular.com.br/romantismo-literatura-enem/
(ITA) Leia os seguintes versos.
Mais claro e fino do que as finas pratas
O som da tua voz deliciava…
Na dolência velada das sonatas
Como um perfume a tudo peifunzava.
Era um som feito luz, eram volatas
Em lânguida espiral que iluminava,
Brancas sonoridades de cascatas…
Tanta harmonia melancolizava.
(Cruz e Sousa. “Cristais”, em Obras completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar 1995, p. 86.)
Assinale a alternativa que reúne as características simbolistas presentes no texto.
a) Sinestesia, aliteração, sugestão.
b) Clareza, perfeição formal, objetividade.
c) Aliteração, objetividade, ritmo constante.
d) Perfeição formal, clareza, sinestesia.
e) Perfeição formal, objetividade, sinestesia.
Questão 04
(UNIRIO) Leia o texto a seguir.
Cantiga outonal
Outono. As árvores pensando…
Tristezas mórbidas no mar…
O vento passa, brando, brando…
E sinto medo, susto, quando
Escuto o vento assim passar…
(Cecília Meireles)
a) Apesar de modernista, a autora apresenta tendências de outro movimento literário, evidentes no texto. Que movimento é esse?
b) Retire do texto uma passagem que justifique a sua resposta anterior e, a seguir, cite a característica que ela apresenta.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!
The post Simbolismo – Aula de revisão para Literatura Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.