Realismo
Ron Mueck – Hiperrealismo
Realismo é a denominação genérica da reação aos ideais românticos que caracterizou a segunda metade do século XIX. De fato, as profundas transformações vividas pela sociedade europeia exigiam uma nova postura diante da realidade; não havia mais espaço para as exageradas idealizações românticas. A obra que marca o início do Realismo no Brasil é Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
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Naturalismo é a corrente literária decorrente do Realismo. Segundo Afrânio Coutinho “é o Realismo fortalecido por uma teoria peculiar, de cunho científico, uma visão materialista do homem, da vida e da sociedade. É a teoria de que a arte conforma-se com a natureza, utilizando-se dos métodos científicos de observação e experimentação no tratamento dos fatos e das personagens”. A obra que marca o início do Naturalismo no Brasil é O mulato, de Aluisio de Azevedo.
Contexto histórico
Na Europa, que estava vivendo a segunda fase da Revolução Industrial, há uma mudança radical na cultura: o cientificismo, ou seja, a análise científica, para ser o ponto de partida para o desenvolvimento e o progresso. Há o desenvolvimento de importantes teorias para o mundo moderno, entre elas o Positivismo de Augusto Comte, a Evolução das Espécies, de Charles Darwin, o Socialismo, de Karl Marx e o Determinismo de Hypolito Taine. No Brasil, as mudanças sociais e políticas também serão avassaladoras. A Abolição da Escravatura (1888) marca o fim de séculos de opressão. A Proclamação da República (1889) concede ao povo a soberania por meio de representantes eleitos, marcando o fim da Monarquia.
Características do Realismo
- Objetivismo: aparece como negação do subjetivismo romântico e nos mostra o homem voltado para aquilo que está diante e fora dele.
- A lei da causalidade: pouco importa que os fatos sejam físicos ou morais, eles sempre têm as suas causas. Existem causas para a ambição, a coragem, a veracidade; o vício e a virtude são produtos químicos, como o açúcar.
- Interpretação da vida através da análise do concreto: é a ciência norteando o conhecimento; só conhecemos aquilo que observamos e experimentamos.
- Linguagem próxima da realidade: fácil, respeitando o ambiente em que está inserida a personagem.
- Retratação do presente: importando o momento e a verdade em torno daquele momento.
- Personagens semelhantes ao homem comum: insere-se na literatura a importância da análise psicológica das personagens, refletindo melhor a verdade.
- Detalhismo real: preocupação em “fotografar” a realidade.
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Características do Naturalismo
- Todas do Realismo
- Teorias cientificistas norteiam a criação literária: o romance experimental, diferente, variado e original, que não respeita tempo, espaço ou qualquer esquema.
- Denúncia social: a procura da literatura como veículo de conscientização.
- Instinto: o homem reduzido a aspectos animais, os problemas físicos, as doenças, as comparações.
Autores e Obras
- Machado de Assis: Joaquim Maria Machado de Assis nasceu e morreu no Rio de Janeiro. De origem humilde, frequentou apenas a escola primária. Do cargo de tipógrafo passou a revisor, redator e colaborador de jornais e revistas. Sua produção intelectual, iniciada com a crônica e o teatro, foi-se intensificando até atingir o ponto culminante com os romances da segunda fase (com destaque para Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro) que o consagraram como um dos maiores escritores da língua portuguesa. A morte de Carolina, sua esposa, em 1904, assinala o início de um período de profunda melancolia na vida de Machado de Assis. Segundo a crítica, seu último romance – Memorial de Aires – tem caráter autobiográfico. Dentre as características machadianas destacam-se o pessimismo e o humor. Leia a seguir, fragmentos que, respectivamente, tratam disso.
- Tédio por dentro e por fora. Nada que espraiasse a vista e descansasse a alma. (Quincas Borba)
- Não tive filhos. Não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. (Memórias Póstumas de Brás Cubas)
- Aluísio Azevedo: nasceu no Maranhão (1857) e morreu na Argentina (1913). Foi caricaturista de jornais de jornais políticos e humorísticos. Seu romance O mulato (1881) é considerado como o primeiro romance naturalista brasileiro. Transitando entre o Romantismo e o Naturalismo, escreveu diversas obras, de qualidade desigual, até 1895, quando trocou a carreira literária pela diplomacia. Sua obra mais famosa é O cortiço (1890).
- Raul Pompéia: nasceu e morreu no Rio de Janeiro (1863-1895). Foi professor e jornalista político, participando da campanha abolicionista e engajando-se na causa republicana. Possui algumas obras, porém ficou famoso devido a O Ateneu. Neste livro, a personagem Sérgio, já adulto, narra seu tempo de aluno interno no Ateneu. O romance se inicia com a significativa frase do pai:
- Vai encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.
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Desafios
Questão 01
Leia a passagem abaixo de Dom Casmurro:
“Se eu não olhasse para Ezequiel, é provável que não estivesse aqui escrevendo este livro, porque o meu primeiro ímpeto foi correr ao café e bebê-lo. Cheguei a pegar na xícara, mas o pequeno beijava-me a mão, como de costume, e a vista dele, como o gesto, deu-me outro impulso que me custa dizer aqui; mas vá lá, diga-se tudo. Chamem-me embora assassino; não serei eu que os desdiga ou contradiga; o meu segundo impulso foi criminoso. Inclinei-me e perguntei a Ezequiel se já tomara café.”
(Machado de Assis, Dom Casmurro, em Obra Completa. Vol. 1. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1979, p.936.)
Por que o narrador admite que seu “segundo impulso” foi criminoso?
Questão 02
(UERJ) No último capítulo, diz o narrador do romance ao seu leitor:
“… se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca.”
Das frases acerca da Capitu menina, expressas a seguir, assinale a alternativa que, de acordo com o ponto de vista do narrador, poderia servir para confirmar a afirmação citada.
a) “Calçava sapatos de duraque, rasos e velhos, a que ela mesma dera alguns pontos.”
b) “Capitu chamava-me às vezes bonito, mocetão, uma flor; outras pegava-me nas mãos para contar-me os dedos.”
c) “Capitu foi ao muro, e, com o prego, disfarçadamente, apagou os nossos nomes escritos.”
d) “Lia os nossos romances, folheava os nossos livros de gravuras, querendo saber das ruínas, das pessoas, das campanhas, o nome, a história, o lugar.”
e) “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.”
Texto para questões 03 e 04.
Capítulo CXXIII / Olhos de ressaca
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas…
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
(Machado de Assis. Dom Casmurro)
Questão 03
(FAAP-SP) Capitu revela um sentimento inconfessável pelo defunto, diverso da piedade e do amor ao próximo. O marido narrador, obcecado pela esposa, observa-lhe todos os gestos e desvenda nelas:
a) o assassinato;
b) o desespero de Sancha;
c) o adultério;
d) o ciúme patológico de Capitu;
e) o amor entre Sanha e Capitu.
Questão 04
(FAAP-SP) Os olhos de Capitu fitaram o defunto, grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também:
a) Sancha;
b) muitos homens;
c) as mulheres todas;
d) Bentinho;
e) Escobar.
Texto para questão 05.
Há dessas lutas terríveis na alma de um homem. Não, ninguém sabe o que se passa no interior de um sobrinho, tendo de chorar a morte de um tio e receber-lhe a herança. Oh, contraste maldito! Aparentemente tudo se recomporia, desistindo o sobrinho do dinheiro herdado; ah! Mas então seria chorar duas coisas: o tio e o dinheiro.
(Machado de Assis. Memórias Póstumas de Brás Cubas)
Questão 05
Qual característica machadiana pode ser encontrada no fragmento?
a) Humor.
b) Metalinguagem.
c) Conversa com o leitor.
d) Maniqueísmo.
e) Otimismo.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!
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