Esta página abrange o conteúdo informativo referente a:
- Locais das Provas
- Prova Teórica (História, Teoria, Percepção e Educação Musical)
- Prova Prática (Licenciatura, Composição, Regência, Canto e Arte Lírica e Instrumento)
A prova de Habilidades Específicas da carreira de Música – São Paulo, sob a responsabilidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA) – USP destina-se a avaliar o conhecimento musical dos candidatos, antes dos exames de primeira e segunda fases, de acordo com os seguintes critérios:
- A Prova de Música, a ser realizada em duas etapas:
- Teórica e Prática – terá caráter eliminatório, sendo necessário apresentar na média das mesmas um aproveitamento igual ou superior a 50% (cinquenta por cento). O candidato eliminado da carreira de Música poderá concorrer à 2ª opção de carreira, conforme consta na página 30.
- O peso da média final da Prova Específica de Música é de 100 (cem) pontos, sendo válido somente para os candidatos que forem convocados para a 2ª fase do Concurso Vestibular, na carreira de Música.
Locais das provas
- Música – ECA:
Prova Teórica: Escola de Comunicações e Artes (ECA), prédio principal.
Prova Prática: Escola de Comunicações e Artes (ECA), Departamento de Música.
Ambos os prédios estão localizados na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo.
Maiores informações podem ser encontradas no site: www.cmu.eca.usp.br/vestibular.
- PROGRAMA:
Prova Teórica
A Prova Teórica possui peso 2 e será formulada de acordo com o conteúdo da Bibliografia, compreendendo os seguintes assuntos:
- (a) História Geral da Música:
- conhecimentos contemplados na bibliografia específica indicada abaixo.
- (b) Teoria da Música:
- reconhecimento e manipulação de:
- escalas maiores
- escalas menores
- tonalidades
- modos
- intervalos
- tríades
- rítmicas mais recorrentes
- claves
- fórmulas de compasso
- notação musical
- sinais de expressão
- terminologia musical
- progressões harmônicas
- notas auxiliares (notas estranhas ao acorde)
- cadências
- análise harmônica
- reconhecimento e manipulação de:
- (c) Percepção Musical:
- identificação pela audição de:
- melodias a uma ou a duas vozes
- intervalos
- tríades
- rítmicas mais recorrentes
- progressões harmônicas
- notas auxiliares mais recorrentes
- cadências
- identificação pela audição de:
- (d) Educação Musical (somente para os candidatos ao curso de Licenciatura):
- conhecimentos contemplados na bibliografia específica indicada a seguir.
Bibliografia
História Geral da Música:
- BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Cadernos de Música da Universidade de Cambridge. RJ: Jorge Zahar Ed., 1986.
- GRIFFITHS, Paul. A música moderna: uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. RJ: Jorge Zahar, 1989.
- GROUT, Donald e PALISCA, Claude. História da música ocidental. Lisboa, Gradiva, 1997.
- MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 5.ed. RJ: Nova Fronteira, 2000.
- NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. 2 ed. RJ: Contracapa, 2008.
- SEVERIANO, Jairo. Uma História da Música Popular Brasileira: das origens à modernidade. SP: Editora 34, 2009.
Teoria da Música
- BRISOLLA, Cyro Monteiro. Princípios de harmonia funcional. SP: Annablume, 2006.
- LIMA, Marisa Ramires e FIGUEIREDO, Sérgio. Exercícios de teoria musical: uma abordagem prática. 6 ed ampliada e com CD. SP: Embraform, 2004.
- LIMA, Marisa Ramires R. Harmonia: uma abordagem prática. Parte I. São Paulo: Ed. Independente, 2008.
- PASCOAL, Maria Lúcia e PASCOAL, Alexandre. Estrutura tonal: Harmonia. Livro eletrônico: www.cultvox. com.br.
- SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. São Paulo: EDUSP, 2008.
Percepção Musical
- BENWARD, Bruce e KOLOSICK, Timothy. Percepção musical: prática auditiva para músicos. Série didático-musical. SP: Edusp / Editora da Unicamp, 2008.
- CARR, Maureen: BENWARD, Bruce. Percepção Musical: Leitura cantada à primeira vista. Série didático- musical. São Paulo: EDUSP/ Editora da Unicamp, 2011.
- HINDEMITH, Paul. Treinamento elementar para músicos. 4 ed. SP: Ricordi, 1988. P
- RINCE, Adamo. A arte de ouvir: percepção rítmica. 2 volumes. RJ: Lumiar, 2002.
Educação Musical
(somente para os candidatos ao curso de Licenciatura)
- BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. SP: Ed. Peirópolis, 2003.
- FONTERRADA, Marisa. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. SP: Ed. Unesp, 2005.
- JORDÃO, Gisele et al (coord). A Música na Escola. SP: Allucci & Associados Comunicações, 2012. (acesso ao PDF: http://www.amusicanaescola.com.br/ pdf/AMUSICANAESCOLA.pdf).
- SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. SP: Editora da Unesp, 1991.
Prova Prática
A Prova Prática será realizada individualmente, de acordo com as especificidades relacionadas a cada curso.
Para o Curso de Licenciatura em Música
- (a) Prova oral: Avalia a compreensão do candidato em relação às questões educacionais musicais, presentes na Bibliografia acima proposta, levando em consideração seu histórico. Possui peso 3.
- (b) Leitura à primeira vista cantada de melodias indicadas pela banca examinadora: Avalia a capacidade de execução de linhas melódicas simples através do canto. O candidato deve entoá-las com afinação e fluência, pronunciando os nomes das notas. Possui peso 2.
- (c) Execução vocal ou ao instrumento indicado pelo candidato, de uma peça de livre escolha, do repertório erudito ou popular. Avalia a desenvoltura técnica, a compreensão e a interpretação musicais, bem como a expressão do conhecimento teórico, estilístico e histórico do candidato através da performance. A peça escolhida deverá ter um nível técnico compatível ou superior ao das Invenções e Sinfonias de J. S. Bach ou ao dos choros e valsas de Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Edu Lobo. Possui peso 3.
Para o Curso de Bacharelado em Música com Habilitação em Composição
- (a) Prova oral: Avalia a compreensão do candidato em relação à carreira, levando em consideração seu histórico. Possui peso 1.
- (b) Leitura à primeira vista cantada de melodias indicadas pela banca examinadora: Avalia a capacidade de execução de linhas melódicas simples através do canto. O candidato deve entoá-las com afinação e fluência, pronunciando os nomes das notas. Possui peso 2.
- (c) Leitura à primeira vista, ao piano, de um fragmento musical apresentado pela banca: Avalia a capacidade da execução à primeira vista ao piano. O candidato deve tocá-lo com fluência. Possui peso 1.
- (d) Execução, ao instrumento indicado pelo candidato, de uma peça erudita de livre escolha, pertencente aos períodos Barroco, Clássico, Romântico, ou Século XX: Avalia a desenvoltura técnica, a compreensão e a interpretação musicais, bem como a expressão do conhecimento teórico, estilístico e histórico do candidato, através da performance. A peça escolhida deverá ter um nível compatível ou superior ao das Invenções e Sinfonias de J. S. Bach. Possui peso 2.
- (e) Apresentação de uma composição original de sua autoria. A entrega da partitura da obra à banca é obrigatória. A apresentação da obra ao vivo ou a entrega de uma gravação são optativas: Avalia a produção artística do candidato. Possui peso 2.
Para o Curso de Bacharelado em Música com Habilitação em Regência
- (a) Prova oral: Avalia a compreensão do candidato em relação à carreira, levando em consideração seu histórico. Possui peso 1.
- (b) Reconhecimento auditivo de intervalos e acordes. Possui peso 1.
- (c) Leitura à primeira vista cantada de melodias indicadas pela banca examinadora: Avalia a capacidade de execução de linhas melódicas simples através do canto. O candidato deve entoá-las com afinação e fluência, pronunciando os nomes das notas. Possui peso 2.
- (d) Leitura à primeira vista ao piano de alguns dos corais de Johann Sebastian Bach. Avalia a capacidade da execução à primeira vista ao piano. O candidato deve tocá-lo com fluência. Possui peso 1.
- (e) Execução, ao instrumento indicado pelo candidato, de uma peça erudita de livre escolha, pertencente aos períodos Barroco, Clássico, Romântico, ou Século XX. Avalia a desenvoltura técnica, a compreensão e a interpretação musicais, bem como a expressão do conhecimento teórico, estilístico e histórico do candidato, através da performance. Possui peso 2.
- (f) Identificação, através da audição, de trechos de algumas dentre as obras abaixo relacionadas, a serem indicadas pela banca examinadora: Avalia o conhecimento do candidato em relação ao repertório sinfônico. Possui peso 1.
- C. Monteverdi – Lamento d’Arianna (ciclo coral)
- A. Vivaldi – Gloria RV 589
- W. A. Mozart – Réquiem K 626
- L. van Beethoven – Sinfonia nº 1, in Do Maior, Op. 21
- F. Chopin – Concerto nº 1 para piano e orquestra, em Mi menor, Op. 11
- J. Brahms – Sinfonia nº 1, em Do menor, Op. 68
- C. Debussy – Prélude a l’aprés-midi d’un faune
- I. Stravinsky – Sagração da Primavera
- H. Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras Nº 5
- John Adams – Lollapaloosa
Para o Curso de Bacharelado em Música com Habilitação em Canto e Arte Lírica
- (a) Prova oral: Avalia a compreensão do candidato em relação à carreira, levando em consideração seu histórico. Possui peso 1.
- (b) Leitura à primeira vista cantada de melodias indicadas pela banca examinadora: Avalia a capacidade de execução de linhas melódicas simples através do canto. O candidato deve entoá-las com afinação e fluência, pronunciando os nomes das notas. Possui peso 2.
- (c) Programa: Execução vocal de duas obras: C. W. Gluck – Ária: O del mio dolce ardor; e uma peça de livre escolha, que se enquadre nas opções abaixo relacionadas Possui peso 5, Avalia:
- a aptidão
- o potencial
- a desenvoltura técnica
- a compreensão e a interpretação musicais
- expressão do conhecimento do candidato através da performance:
- teórico
- estilístico
- histórico .
– Canção de câmara brasileira
– Lied ou canção do período Romântico
– Ária de ópera, oratório ou cantata
Observação: O candidato deverá comparecer preferivelmente acompanhado por um pianista apto a executar as obras do programa, às suas expensas
Para o Curso de Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento
Todos os candidatos ao Curso de Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento realizarão as seguintes atividades:
- (a) Prova oral: Avalia a compreensão do candidato em relação à carreira, levando em consideração seu histórico. Possui peso 2.
- (b) Leitura à primeira vista cantada de melodias indicadas pela banca examinadora: Avalia a capacidade de execução de linhas melódicas simples através do canto. O candidato deve entoá-las com afinação e fluência, pronunciando os nomes das notas. Possui peso 1.
- (c) Execução das peças indicadas no programa do instrumento escolhido, listadas a seguir: Avalia a aptidão, o potencial, a desenvoltura técnica, a compreensão e a interpretação musicais, bem como a expressão do conhecimento teórico, estilístico e histórico do candidato através da performance. Possui peso 5.
Instrumentos:
Flauta
- (c1) Cécile Chaminade: Concertino, Op. 107.
- (c2) W. A. Mozart: Primeiro movimento do Concerto em Sol Maior, K. 313.
- (c3) Uma peça de livre escolha.
Oboé
- (c1) Escolher uma entre as duas obras abaixo relacionadas: – W. A. Mozart: Primeiro movimento do Concerto em Dó Maior; – J. Haydn: Primeiro movimento do Concerto em Dó Maior.
- (c2) Uma peça de livre escolha.
Clarineta
- (c1) W. A. Mozart: Primeiro movimento do Concerto em Lá Maior, K. 622.
- (c2) Uma peça de livre escolha.
Fagote
- (c1) W. A. Mozart: Primeiro movimento do Concerto em Si b Maior, K. 191.
- (c2) Uma peça de livre escolha.
Trompa
- (c1) Escolher uma entre as três obras abaixo relacionadas: – W. A. Mozart: Primeiro movimento do Concerto n. 3 para trompa e orquestra; – W. A. Mozart: Primeiro movimento do Concerto n. 4 para trompa e orquestra; – L. van Beethoven: Sonata para trompa e piano.
- (c2) Uma peça de livre escolha.
Trompete
- (c1) Escolher uma entre as três obras abaixo relacionadas: – A. Goedicke: Concert Study; – P. Hindemith: Sonata; – F. Thome: Fantasy.
- (c2) Uma obra selecionada entre os seguintes compositores: Osvaldo Lacerda, J. Barat, G. P. Telemann, J. Haydn, J. N. Hummel, E. Bozza, F. Neruda, G. Torelli, A. Corelli, G. Ropartz, G. Balay, J. Ibert, G. Enesco, H. Purcell, O. Ketting.
Trombone
- (c1) A. Guilmant: Morceau Symphonique.
- (c2) Uma peça de livre escolha.
Percussão
- (c1) Morris Goldenberg: Farfel´s Gavotte do livro 12 Progressive Solos for Snare Drum.
- (c2) Uma peça de livre escolha para teclados (Marimba, Vibrafone, Xilofone) com duas ou quatro baquetas.
- (c3) Leitura à primeira vista ao teclado (duas baquetas) de peça indicada pela banca examinadora.
Violino
- (c1) R. Kreutzer: Estudo n. 8, em Mi Maior (dos 42 Estudos). Obs.: Numeração de acordo com a edição International Music, de I. Galamian.
- (c2) Primeiro movimento de um Concerto, com cadenza, a escolher entre: – G. B. Viotti: Concerto n. 22, em Lá menor; – G. B. Viotti: Concerto n. 23, em Sol Maior; – W. A. Mozart: Concerto n. 3, em Sol Maior; – W. A. Mozart: Concerto n. 4, em Ré Maior; – W. A. Mozart: Concerto n. 5, em Lá Maior; – J. Haydn: Concerto em Sol Maior; – J. Haydn: Concerto em Dó Maior.
- (c3) Uma peça de livre escolha.
Viola
- (c1) J. S. Bach: Prelúdio da Suíte n. 3, em Dó Maior (transcrição da Suíte n. 3 para violoncelo). (c2) Uma peça de livre escolha. 2.5.11. Violoncelo (c1) C. Saint-Saëns: O Cisne.
- (c2) F. A. Kummer: Estudo n. 1, dos 10 Études Mélodiques, Op. 57. (c3) Uma peça de livre escolha.
Piano
- (c1) J. S. Bach: Um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado, volume I ou II.
- (c2) Um movimento em andamento vivo de Sonata de Haydn, Mozart ou Beethoven.
- (c3) Uma peça de livre escolha.
- (c4) Leitura à primeira vista ao piano de peça indicada pela banca examinadora.
Violão
- (c1) Fernando Sor: Minueto Op. 11 nº 4.
- (c2) Uma obra selecionada dentre os seguintes compositores: Dionísio Aguado, Fernando Sor (exceto Minueto Op. 11 nº 4), Mauro Giuliani, Napoleón Coste, Giulio Regondi, Francisco Tárrega, Agustín Barrios, Heitor Villa-Lobos, Manuel Ponce, Mario Castelnuovo-Tedesco, Joaquín Turina, Federico Moreno Torroba, Alexandre Tansman, Abel Carlevaro e Leo Brouwer.
Viola Brasileira
- (c1) C. Guerra-Peixe: Prelúdio n. 5 (Ponteado Nordestino);
- (c2) Uma peça de livre escolha.
Órgão
- (c1) Um movimento em andamento vivo de Sonata de Haydn, Mozart ou Beethoven, executado ao piano.
- (c2) Uma peça de livre escolha, executada ao órgão.
Tuba
- (c1) Escolher um estudo dentro dos métodos abaixo: – Blazevich, 70 Advanced Etudes, volume 1; – Rochut, Melodious Etudes for Trombone, livro 1; – Kopprasch, 60 Selected Studies; – Arban, Famous Method. (edição para Trompete, Trombone ou Tuba).
- (c2) Escolher um trecho orquestral, retirado de algum trecho abaixo: – Mahler – Sinfonia Nº 1, 3º movimento – solo; – Prokofiev – Sinfonia nº 5; – Wagner – Abertura dos Mestres Cantores – letra J-L; – Wagner – Cavalgada das Valkirias; – Bruckner – Sinfonia Nº 7.
- (c3) Escolher um solo entre as peças abaixo: – Barat/Smith, Introduction and Dance; – Curnow, Concertino; – Frackenphol, Sonata for Tuba and Piano; – Vaughan Williams, Six Studies in English Folk Song.