A cartilha elaborada pelo MEC para orientar o candidato ao ENEM quanto aos critérios que serão analisados na correção da redação estabelece cinco competências. Já falamos de outras aqui e hoje vamos falar da Competência 4, que consiste em demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Esse item aborda a estruturação lógica e formal entre as partes da redação, algo indispensável a uma sequência, de forma a expressar ideias de causa-consequência, contradição, comparação. Para tal você deve lançar mão de recursos linguísticos que garantam relações de continuidade no seu texto.
Isso você consegue atentando para a estruturação dos parágrafos, de forma que eles se articulem um com o outro, quer seja por comparação, por causa-consequência, por exemplificação ou detalhamento.
Outro item importante a observar é a estruturação dos períodos que devem ser formados por duas ou mais orações.
E, finalmente, a referenciação, ou seja, as referências feitas a pessoas, lugares, fatos, são apresentadas e depois devem ser retomadas, à medida que o texto progride. Nesse processo, você deve substituir os termos e expressões usados na primeira vez por pronomes pessoais, possesivos, demonstrativos, advérbios, ou por sinônimos .
Resumindo:
- evite frases com apenas uma oração subordinada, sem oração principal.
- repetição de palavras sem recorrer aos recursos da língua (pronomes, advérbios, artigos, sinônimos).
Com essa competência você pode garantir 200 preciosos pontos para sua redação.
Conheça o curso preparatório online para o Enem.
O post A competência 4: Redação apareceu primeiro em Blog UOL Enem.