Competências avaliadas na prova de redação
II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
O eixo da competência II reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito, em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. Por meio desse tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se em vista a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista.
Partes de uma Dissertação
- Introdução: Pergunte-se o que você sabe sobre o tema, faça uma reflexão sobre o assunto do qual se trata, ou ao qual se refere, em seguida, faça um rascunho como se conversasse som alguém, planejando o conteúdo que você gostaria de expor e organizando as ideias, de maneira a torná-las legíveis e entendidas por quem vai lê-las.
- Desenvolvimento: Opte por argumentos que você domine, assuntos de que você tenha conhecimento e, a partir daí, exponha exemplos, elabore juízos, conceitos, material para fundamentar sua tomada de posição. Você pode trabalhar os prós e os contras, as causas e as consequências, como era no passado e como está hoje, etc., o importante é que, a cada mudança de rumo na sua argumentação, você deve mudar o parágrafo e embasar sua escritura em argumentos sustentáveis.
- Conclusão: Esboce uma espécie de síntese, de resumo, do que você explanou nos parágrafos anteriores; responda a toda e qualquer indagação feita, não esqueça de que você deve convencer o leitor do seu ponto de vista, e não deixá-lo com mais dúvidas do que antes de ler sua redação. Retome a discussão inicial, aquela da Introdução e elabore um direcionamento para a solução do problema apresentado, ou perspectivas para uma futura solução.
Leitura e análise de textos: identificação de parágrafos introdutivos, de desenvolvimento e conclusivos.
Exemplo 01
Publicidade: a força das imagens a serviço do consumo
Introdução: Comerciais exibidos na televisão recorrem a estereótipos para criar a sensação de desejo no inconsciente do telespectador. A linguagem da propaganda, em qualquer meio de comunicação, é sempre a da sedução, a do convencimento.
Desenvolvimento 1: Na TV, seu discurso ganha um reforço considerável: a força das imagens em movimento. Assim, fica muito difícil resistir aos seus apelos: o sanduíche cujos ingredientes quase saltam da tela com sua promessa de sabor, o último lançamento automobilístico – que nenhum motorista inteligente pode deixar de comprar – deslizando em uma rodovia perfeita como um tapete, a roupa de grife moldando o corpo esguio de jovens modelos.
Desenvolvimento 2: A publicidade funciona assim nas revistas, nos jornais, no rádio e nos outdoors, mas suas armas parecem mais poderosas na televisão. Se é verdade, como dizem os críticos, que a propaganda tenta criar necessidades que não temos, os comerciais de TV são os que mais perto chegam de nos fazer levantar imediatamente do sofá para realizar algum desejo de consumo – e às vezes conseguem, quando o objeto em questão pode ser encontrado na cozinha.
Aprender a “ler” as peças publicitárias veiculadas pela TV tem a mesma importância, na formação de um telespectador crítico, que saber analisar os noticiários e as telenovelas. A parte mais óbvia desse trabalho de conscientização refere-se, claro, à identificação das estratégias usadas para criar o apelo ao consumo.
Desenvolvimento 3: Entre as armas da publicidade para seduzir o telespectador destacam-se a nudez, a inocência infantil e a plasticidade quase irreal das imagens. Independente do apelo ao consumo, os comerciais exibidos pela televisão também se prestam a análises mais amplas de conteúdo.
Conclusão: Ao difundir modelos de comportamento, os comerciais exercem tanta influência sobre os telespectadores quanto os personagens de novelas. E, ao reforçar estereótipos associados a raças e classes sociais, por exemplo, contribuem decisivamente para que imagens distorcidas da sociedade continuem a ser propagadas.
Jornal Folha de S. Paulo, in http://www.redacional.com.br/dissertacao , in 27/05/2012, 16h15min
Dica 1 – Confira em mais esta aula se você sabe tudo sobre as Competências avaliadas na prova de Redação Enem. Estude com a gente para fazer uma Redação nota 1000! – https://fuvestibular.com.br/competencias-redacao-enem-parte-5/
Saiba mais sobre as Competências da Redação Enem neste vídeo do canal Redação Dinâmica, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios
Questão 01
Quantos parágrafos devo fazer para uma boa Introdução?
Questão 02
Quantos parágrafos devo fazer para um bom Desenvolvimento?
Questão 03
Quantos parágrafos devo fazer para uma boa Conclusão?
Questão 04
Que aspectos identificaram a Introdução?
Questão 05
Que aspectos identificaram o Desenvolvimento?
Questão 06
Que aspectos identificaram a Conclusão?
Questão 07
Como se pode separar em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão o texto abaixo?
Eventos terão um órgão de segurança
O governo federal assinou decreto nesta terça-feira criando a Secretaria Extraordinária de Segurança para os Grandes Eventos. O novo órgão, vinculado ao Ministério da Justiça, terá entre suas atribuições garantir a segurança pública durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Também será de sua responsabilidade dar assistência à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), a ser realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012, e à Copa das Confederações, prevista para ocorrer em junho de 2013.
Pelo texto do decreto de instalação, a secretaria será formada por um comando de operações, um de inteligência, um de logística e outro de projetos especiais. Seu primeiro diretor será o delegado José Ricardo Botelho, da Polícia Federal. Caberá a ele coordenar ações integradas com órgãos federais, estaduais e municipais. Atualmente, instituições como a Polícia Federal, a Polícia Militar, a Polícia Civil e as guardas municipais atuam de forma descoordenada, sem apresentar uma integração em torno de objetivos comuns.
Dica 2 – Saiba mais nesta quarta aula como funcionam as Competências usadas na avaliação da Redação Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – https://fuvestibular.com.br/competencias-redacao-parte-4/
Pela legislação atual, a política de segurança pública, envolvendo prevenção e repressão, está a cargo dos governos estaduais. Somente em casos excepcionais essa regra é deixada de lado, como se vê na federalização de alguns crimes, como os que atingem os direitos humanos. A secretaria recém-criada vai se juntar a um aparato que já existe, buscando otimizar recursos, equipamentos e material humano. Para isso, estará em contato permanente com os governadores.
Para além das questões internas, o importante é que o país encontre meios de fazer com que os milhões de turistas que vão nos visitar nos próximos anos encontrem aqui um ambiente seguro, sem riscos à sua integridade física e ao seu patrimônio. Se o viajante desfrutar de uma estada boa, ela poderá ser excelente propaganda para aumentar o fluxo turístico de lazer com o Brasil como destino, gerando divisas e renda.
In: Correio do Povo, http://www.mundotexto.com.br/redacao/RDP1.html in 27/05/2012, 15h45min
Dica 3 – Confira a terceira aula sobre as Competências avaliadas na Prova de Redação Enem, relembramos os Elementos da Comunicação e as Funções da Linguagem – https://fuvestibular.com.br/competencias-avaliadas-na-prova-de-redacao-enem-parte-3/
The post Competências avaliadas na prova de Redação Enem – Parte 6 appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.