Competências avaliadas na prova de Redação
II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
O eixo da competência II reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito, em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. Por meio desse tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se em vista a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista.
III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Na competência III, procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema proposto.
Coesão e Coerência andam juntas, a primeira lembrando união, sequência, ligação, conexão e a segunda, unidade de pensamento, harmonia gerada por concordância e/ou uniformidade de ideias. Percebe-se, portanto, que são importantíssimas para a correta compreensão do que se escreve.
O autor escreve, o texto se mostra e o leitor o compreende, eis a regra básica da comunicação escrita.
Para que isso aconteça, certos elementos, conhecidos como conectivos, são utilizados. Servem para gerar conectividade, retomada de assunto, exposição de uma sequência de fatos, dentre outros pontos, mas, principalmente, coerência textual.
Pode-se utilizá-los dentro de uma oração, período, parágrafo ou texto, explícita ou implicitamente (uso de siglas de conhecimento geral, ao invés de sua elucidação pormenorizada. Ex.: ONU, no lugar de Organização das Nações Unidas). Já a coerência é uma espécie de linha invisível, que costura nossos enunciados, gerando um tecido com nexo, lógico e não contraditório para leitura.
Para geral coesão, pode-se:
- Retomar palavras e/ou expressões já utilizadas através de pronomes, numerais, advérbios, sinônimos, etc.
- Utilizar conectivos, observando o sentido de cada um: conclusão: “até”, “mesmo”, “inclusive” etc.; conclusões opostas: “caso contrário”, “ou”, “ou então”, “quer… quer”; etc.; comparação de superioridade, de inferioridade ou igualdade: “mais… do que”, “menos… do que”, “tanto… quanto”, etc; justificam ou explicam o que foi dito: “porque”, “já que”, “que”, “pois” etc.; introduzem uma conclusão: portanto, logo, por conseguinte, pois, etc.; contrapõem argumentos: “mas”, “porém”, “todavia”, “contudo”, “entretanto”, “no entanto”, “embora”, “ainda que” etc.; correção ou reforço do conteúdo do já dito: “ou melhor”, “ao contrário”, “de fato”, “isto é”, “quer dizer”, “ou seja”, etc.; especificam ou exemplificam o que foi dito: “por exemplo”, como, etc.
- Usar elipse, omissão de um termo facilmente subentendido e zeugma, omissão de um termo já enunciado.
- Repetição, substituição, associação também são bem vindas.
- Utilizar Expressões que retomam ou antecipam nossas ideias (onde, cujo, que, pronomes demonstrativos (este(a), esse(a),aquele(a), isto, isso, aquilo).
Saiba mais sobre Coesão e Coerência nesta aula do canal Português&Gramática, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios
Questão 01
Junte as orações abaixo, de tal forma que entre elas se estabeleça a relação indicada. Faça as alterações que forem necessárias.
I. Resolvemos ficar em casa.
II. Assim poderíamos descansar.
I. Houve vários imprevistos durante a viagem.
II. Tudo foi cuidadosamente planejado.
I. Ele era estudioso.
II. Todos os outros alunos da turma eram estudiosos.
I. Meus amigos vieram visitar-me.
II. Cheguei de viagem.
Dica 1 – Acompanhe mais esta aula para analisarmos as Competências usadas na avaliação da Redação Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://fuvestibular.com.br/competencias-redacao-enem-parte-6/
Questão 02
Complete o texto abaixo, com as palavras destacadas, de forma a torná-lo coeso e coerente:
A ansiedade costuma surgir___________________se enfrenta uma situação desconhecida. Ela é benéfica_____________prepara a mente para desafios, _________ falar em público. _________________,_____________________ provoca preocupação exagerada, tensão muscular, tremores, in¬sônia, suor demasiado, taquicardia, medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situações sociais, pode indicar uma ansiedade generalizada, ______________________ requer acompanhamento médico, ou até transtornos mais graves,_______________________ fobia, pânico ou obsessão compulsiva. __________________ apenas 20% das vítimas de ansiedade busquem ajuda
médica, o problema pode e deve ser tratado. _______________ se pro¬cure um clínico-geral num primeiro momento, é importante a orientação de um psiquiatra, _____________________prescreverá a medicação adequada. A terapia, em geral, é à base de antidepressivos. “Hoje existe uma geração mais moderna desses remédios”, explica o psiquiatra Márcio Bernik, de São Paulo, coordenador do Ambulatório de Ansiedade, da Faculdade de Medi¬cina da Universidade de São Paulo. “____________mais eficazes, não provocam ganho de peso nem oscilação no desejo sexual.” Outra vantagem: não apresentam riscos ao paciente caso ele venha a ingerir uma dosagem muito alta.
Fonte: Claudia, nov. 2000.
Dica 2 – Confira em mais esta aula se você sabe tudo sobre as Competências avaliadas na prova de Redação Enem. Estude com a gente para fazer uma Redação nota 1000! – https://fuvestibular.com.br/competencias-redacao-enem-parte-5/
Questão 03
Reescreva os trechos fazendo a devida coesão. Utilize artigos, pronomes ou advérbios. Não se esqueça de que a elipse (omissão de um termo) também é um mecanismo de coesão.
I. A gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada. A minha gravata está novinha em folha.
II. Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago. Tiago comprou o apartamento com o dinheiro recebido do jornal.
III. Perto da estação havia um pequeno restaurante. No restaurante costumavam reunir-se os trabalhadores da ferrovia.
IV. Os convidados chegaram atrasados. Os convidados tinham errado o caminho e custaram a encontrar alguém que orientasse o caminho aos convidados.
VI. Os candidatos foram convocados por edital. Os candidatos deverão apresentar-se, munidos de documentos, até o dia 24.
Dica 3 – Saiba mais nesta quarta aula como funcionam as Competências usadas na avaliação da Redação Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – https://fuvestibular.com.br/competencias-redacao-parte-4/
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!
The post Competências avaliadas na prova de Redação Enem – Parte 7 appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.