O final de semana das provas do Enem 2014 já está chegando e quanto mais dicas você puder reunir antes de encarar esse desafio, melhor para o seu desempenho! Por isso, hoje o Blog do Enem, em parceria com o portal Universia (www.universia.com.br), trouxe uma dica de ouro para quem quer mandar bem na Redação Enem desse ano: atenção e respeito aos Direitos Humanos é fundamental!
De nada vai adiantar você estruturar bem o seu texto, mandar bem na gramática e, no final das contas, se esquecer desse detalhe importantíssimo. Afinal, proposta de intervenção para o problema e respeito aos direitos humanos é uma das competências avaliadas na Redação Enem.
Dica 1: Saiba tudo sobre as competências avaliadas na Redação Enem – https://fuvestibular.com.br/competencias-redacao-enem/
Ouvido pela equipe do portal Universia Brasil, o professor de história do Cursinho da Poli em São Paulo, Elias Feitosa, explica que “não há espaço algum para que o aluno seja contrário a esses direitos”. E não é só o Enem que valoriza essa questão. Vestibulares como a Fuvest, Unicamp e Unesp também descontam pontos dos candidatos que apresentarem uma postura contrária aos valores humanos.
Agora você deve estar se perguntando: o que eu posso fazer para garantir uma boa avaliação nessa competência da Redação Enem 2014? Bom, antes de mais nada, você precisa conhecer a Declaração dos Direitos Humanos, elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e disponível gratuitamente e online no site http://www.onu.org.br/.
Dica 2: Melhore seu vocabulário para fazer uma boa prova – https://fuvestibular.com.br/vocabulario-redacao-enem/
Segundo o professor Feitosa, o candidato que está fazendo a prova de Redação do Enem não pode achar que ali é um espaço onde pode expressar qualquer tipo de opinião. É importante que você saiba a diferença entre o que é um problema social e o que caracteriza um desrespeito a humanidade. E o professor do Cursinho da Poli deixa bem claro que as consequências são graves para quem exagera: “alguns alunos acabam perdendo a sua nota”. Por isso, antes de passar a limpo o rascunho da sua redação, certifique-se de que seus argumentos estão de acordo com a Declaração elaborada pela ONU e se você escreveu de forma ética e moral.
Dica 3: 17 temas para a Redação Enem 2014 – Confira e aumente suas chances – https://fuvestibular.com.br/17-temas-redacao-enem-2014/
OS NORDESTINOS E O RESULTADO DAS ELEIÇÕES
Para quem ainda não entendeu o que caracterizaria um caso de desrespeito aos direitos humanos, separamos um exemplo que está invadindo as redes sociais de todo mundo nos dias de hoje: o ataque aos nordestinos após a reeleição da presidente Dilma Rouseff (PT). Muitos eleitores, insatisfeitos com o resultado das Eleições 2014, estão manifestando opiniões preconceituosas e atacando outros brasileiros nas redes sociais.
O discurso de ódio propagado por muitos, além de ser crime, nem ao menos tem fundamento matemático, pois não foram apenas os estados do Nordeste e Norte que reelegeram Dilma Rouseff. Por exemplo, no Rio de Janeiro, a candidata recebeu 700 mil votos a mais do que seu oponente Aécio Neves (PSDB). Já em Minas Gerais, foram 500 mil votos a mais para a candidata do PT. O próprio candidato derrotado chegou a pedir, durante sua campanha presidencial, ao Ministério Público Federal (MPF) que investigasse a discriminação contra os nordestinos incitada através das redes sociais. “Nossa sociedade não aceita esta tentativa de divisão discriminatória de nossos cidadãos, pois, acima de tudo, todos, juntos, temos um sentimento comum, que é o orgulho de sermos brasileiros”, informou em nota o PSDB, partido de Aécio Neves.
É de extrema ignorância pensar que pessoas, só por que nasceram em regiões do país diferentes umas das outras, possuem capacidades intelectuais diferenciadas. Alguns comentários ofensivos postados nas redes sociais chegaram a dizer que a região Nordeste atrasa o país e o povo nordestino merecia sofrer, o que é um absurdo!
Conforme foi publicado no blog MUNDOBIT do portal UOL, “no Brasil, o discurso de ódio e discriminação com relação à origem é crime. Calúnia (art. 138 do Código Penal), Difamação (art. 139 do Código Penal) e Injúria (art. 140 do Código Penal) dependem de queixa realizada pela própria vítima. Estes crimes, mesmo cometidos pela Internet, devem ser denunciados pela vítima na delegacia mais próxima da residência dela ou em uma delegacia especializada em crimes cibernéticos. Já os casos de Racismo, Xenofobia, Apologia e incitação a crimes contra a vida podem ser feitas na Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos”.
Em 2012. a estudante de direito Mayara Petruso foi condenada a prestação de serviços comunitários e pagamento de multa por postar mensagens preconceituosas contra nordestinos durante as eleições de 2010. A jovem postou em seu perfil no Twitter a seguinte mensagem: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”.
Por isso, você que está tentando conquistar uma vaga na Universidade pelo Enem, fique atento e não cometa esse erro absurdo! É preciso pensar e analisar antes de dizer qualquer coisa que venha à cabeça. Muito mais do que apenas garantir uma boa nota na Redação do exame, saber respeitar e tratar com dignidade os outros independente das diferenças o torna um ser humano igualmente digno de respeito.
O texto original do portal Universia Brasil sobre a importância dos Direitos Humanos na Redação Enem você encontra aqui: https://fuvestibular.com.br/destaque/noticia/2014/05/14/1096671/entenda-importancia-conhecer-direitos-humanos-redaco-enem-2014.html.
O portal Universia Brasil disponibiliza para você várias dicas valiosas, como oportunidades de Bolsas de Estudo no Brasil e no exterior. Acesse www.universia.com.br e saiba mais.
The post Redação Enem 2014 e a importância dos Direitos Humanos appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.