O Enem 2014 já está chegando e se tem algo que tira o sono dos candidatos na véspera das provas é a preocupação com a Redação! Pensando nisso, o Blog do Enem, em parceria com o portal Universia Brasil (www.universia.com.br), trouxe para você uma lista dos 7 principais e mais graves erros que os estudantes cometem na hora de elaborar a Redação Enem. O nervosismo e a falta de confiança no que está escrevendo são grandes distrações na hora da prova, então leia esse post com cuidado e preste atenção para não cometer esses erros e prejudicar o seu desempenho no Enem 2014.
Para elaborar essa seleção de 7 erros mais graves, a equipe do portal Universia Brasil conversou com a professora de redação do Cursinho da Poli, Andrea Lanzara. Veja a lista a seguir:
1) FUGIR DO TEMA
A professora Lanzara alerta: fugir do tema proposto é um erro gravíssimo. Quando o aluno não lê com atenção a proposta da Redação Enem ou os textos de apoio, acaba prejudicando – e MUITO – a sua nota nessa parte do exame. “Toda redação em vestibular deve ser desenvolvida a partir de um recorte temático e quem faz esse recorte é a proposta de redação”, explica Andrea. Uma dica é fazer anotações sobre as principais ideias dos textos expostos na coletânea e, quando acabar de elaborar sua Redação Enem, releia seu texto e confira se ele realmente aborda o tema exigido.
Dica 1: Redação – Aprenda a diferença entre tema e título – https://fuvestibular.com.br/redacao-tema-titulo/
2) COPIAR TRECHOS DOS TEXTOS MOTIVADORES
Quando um candidato não tem domínio sobre o tema cobrado na Redação Enem, é comum que ele apele para a cópia de trechos da coletânea de textos apresentada na proposta. Mas essa não é a solução ideal, já que a cópia dos textos motivadores é considerada um erro grave, mesmo quando feita em forma de citação. “Se o aluno copiar, sua redação não será desclassificada, mas ele vai ter parte do texto completamente desconsiderada. Então, ele perderá na progressão textual”, justifica a professora. Por isso, NÃO COPIE nada, nem mesmo uma frase, dos textos que estão na prova APENAS PARA CONSULTA. Utilize-os para desenvolver suas próprias ideias a partir das informações que ali estão expostas.
3) NÃO SEGUIR AS NORMAS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
Não adianta escrever uma narrativa ou um poema se o tipo de texto cobrado pelo Enem é o dissertativo-argumentativo. E também não é recomendável inserir técnicas de outros tipos textuais, como aliteração, na sua redação. “O aluno tem que saber que ali ele só tem espaço para desenvolver estrutura do tipo dissertativo-argumentativo.”
Dica 2: Redação Enem – Veja como fazer um texto dissertativo -argumentativo – https://fuvestibular.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/
4) DESRESPEITAR OS DIREITOS HUMANOS
Os temas da Redação Enem, normalmente, envolvem questões problemáticas de relevância nacional e, por isso, é cobrada do candidato uma proposta de solução. Essa sugestão deve respeitar os direitos de todos os cidadãos e distinções de raça, cor, gênero, orientação sexual, idade, cultura, por exemplo, não serão toleradas! O aluno que, em seu texto, desrespeitar os direitos humanos, terá a sua Redação Enem zerada e está fora da disputa por uma vaga no ensino superior.
Dica 3: Redação Enem 2014 e a importância dos Direitos Humanos – https://fuvestibular.com.br/redacao-enem-universia-direitos-humanos/
5) ARGUMENTAR EM UM ÚNICO PARÁGRAFO
“A argumentação não pode ser desenvolvida em um único parágrafo. Cada argumento, cada informação deve ser desenvolvida em parágrafos diferentes”, afirma a professora. “Então, se o aluno tem três argumentos para trabalhar, ele vai abrir três parágrafos no desenvolvimento”, exemplifica Lanzara. Para evitar esse erro, faça um planejamento do seu texto antes de escrevê-lo. Organize suas ideias e determine antes o que vai ser abordado em cada parágrafo.
6) NÃO SEGUIR A NORMA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Gírias, abreviações e expressões utilizadas na fala, como “tipo assim” e “né”, devem ser deixadas de fora da Redação Enem. O uso da norma culta da língua portuguesa é obrigatória. Deixe as conversas informais para o Facebook.
Dica 4: 17 temas para a Redação Enem 2014. Confira e aumente suas chances – https://fuvestibular.com.br/17-temas-redacao-enem-2014/
7) USAR O SENSO COMUM
Quem usar clichês e ideias muito batidas na Redação Enem corre o risco de obter uma avaliação ruim de seu texto. O objetivo é que você exponha suas ideias e seu raciocínio ao elaborar seu texto e não que apenas reproduza um discurso que ouve diariamente. Mas, atenção para a diferença entre ser original e fazer uma análise sem sentido do problema proposto.
O texto original do portal Universia Brasil sobre os 7 erros que você não deve cometer na Redação Enem você encontra acessando o link https://fuvestibular.com.br/destaque/noticia/2014/08/18/1109921/7-erros-deve-cometer-redaco-enem.html. Vale a pena acessar o portal e conferir as super dicas de oportunidades de bolsas de estudo no Brasil e no exterior. Ficou interessado? Então acesse www.universia.com.br.
The post Redação Enem – Conheça os 7 principais erros appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.