= {…, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3,…}
O conjunto dos números inteiros, notado por , é compreende dentro de si ,como seu sub-conjunto, o conjunto dos números naturais.
Obtém-se o conjunto dos números inteiros, a partir do conjunto dos números naturais, através incluir a este o número zero e todos os números negativos simétricos aos números naturais não nulos (-1,-2,-3…).
Em outras palavras: O CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS É CONSTITUÍDO POR TODOS OS NÚMEROS NATURAIS (TODOS OS NÚMEROS POSITIVOS QUE PODEM SER ESCRITOS SEM UM COMPONENTE FRACIONAL), PELO ZERO E POR TODOS CORRESPONDENTES SIMÉTRICOS NEGATIVOS.
O conceito de Número inteiro é simples e elementar, você definitivamente precisa o ter muito bem compreendido de modo a estar apto a racionalizar diversos tipos de manipulações quantitativas e a operar problemas simples de matemática.
Mas, especificamente, e, em linguagem simples:
- O que é um Número Inteiro?
Um número inteiro é simplesmente qualquer número que pode ser escrito sem o uso de frações ou de números decimais. Tais como:
- 21
- 4
- -2048
- …
Diferentemente, números tais como 7,77, √2 e números fracionários, números com vírgula: não são números inteiros.
Conforme observado anteriormente, e como será expandido logo a seguir, a palavra “números” representa algo como um cosmos de múltiplos universos, um grande conjunto de diversos sub-conjuntos.
E o conjunto dos números inteiros contem o conjunto dos números reais, consistindo dos números naturais (1, 2,3, …), contem o zero (0) e contem os números negativos simétricos aos números naturais não nulos (-1, -2, -3, …).
A imagem abaixo exemplifica isto:
Seu conjunto se designa através do símbolo: , que deriva do termo alemão Zahlen que significa “Números” .
O “Inteiro” associado ao conceito de número neste caso, é derivado do Latin integer (que expressa o sentido de, literalmente: “intocado”, “inteiro”, “completo”)