Apostila 1 completa de Processos de Fabricação do telecurso 2000 profissionalizante metal mecânica em PDF para baixar download grátis através dos links disponíveis abaixo.
Cada apostila corresponde a uma vídeo tele aula do módulo de Processos de Fabricação do telecurso 2000 mecânica.
- No começo era a pedra
- Fundição um bom começo
- Entrou areia na fundição
- Fundir é preciso
- Este molde e quase para sempre
- A fundição fica automática
- E depois da fundição
- Empurra estica puxa
- Casa de ferreiro espeto de aço
- Dando forma as chapas
- Conformação mecânica combina com automação
- A união faz a solda
- O gás veio para fundir
- O arco elétrico entra em ação
- Protegendo a solda
- MIG MAG isso parece nome de sanduíche
- Não é desodorante mas da mais proteção
- Versatilidade ainda que tardia
- Capilaridade é bom e a brasagem gosta
- Robôs na soldagem
Telecurso 2000 Processos de Fabricação Apostila 1
Os processos industriais de fabricação são procedimentos que envolvem etapas químicas ou mecânicas para auxiliar no fabrico de artigos, geralmente levada a cabo numa escala muito grande. Os processos de fabricação são os componentes chave essenciais da indústria pesada.
Os processos de fabricação constituem o conjunto de operações unitárias necessárias para modificar as características das matérias-primas. Essas características podem ser de natureza muito variada, como forma, densidade, força, tamanho ou estética.
Para produzir um determinado produto é necessário grande número de operações e processos individuais, de modo que, dependendo da escala de produção, pode ser denominado como processo tanto o conjunto de operações a partir da extração de recursos naturais para a venda de produtos como os feitos em um trabalho através de máquinas e ferramentas particulares.
A produção, industrialização, distribuição, comercialização e consumo são as etapas do processo de produção. Algo que é comumente utilizada no processo é a alteração de qualquer tipo de erro, se isso não for feito, pode haver uma confusão de um projecto concebido.
Um processo de produção industrial é de natureza mecânica ou química para a produção de objetos ou sintetize de produtos químicos em grandes quantidades e em condições que sejam técnica e economicamente aceitável.
Eles são especialmente essenciais em indústrias pesadas (por exemplo, a síntese ou fabricação de gasolina automotiva). Os processos industriais utilizados para obtenção de grandes quantidades de produtos que de outro modo seriam relativamente difíceis ou caros de se obter.
Estes produtos podem então ser tratados como “mercadorias”, isto é, produtos banais de uso e disponíveis em grandes quantidades. Tornando produtos fabricados significativamente mais barato, processos industriais permitem consumo em grande escala, por exemplo de aço, resultante de um processo industrial que em si é utilizada para o fabrico de máquinas.
A fabricação de um produto pode requerer o uso de vários métodos. Muitas vezes, o desenvolvimento de um processo de produção é de um custo elevado. O retorno deste investimento é, então, relacionada com a produção em massa. Além dos produtos desejados, o uso de processos de produção industrial frequentemente gera subprodutos que podem, por vezes, ser prejudiciais para o ambiente ou para a saúde dos seres vivos.
Processos de fabricação
- Modelagem
- Moldagem
- Metalurgia do Pó
- A moldagem por injeção
- Moldagem
- Moldagem por compressão
- Formando ou deformação plástica.
- Laminação
- Forjar
- Extrusão
- Esticada
- Folha de metal formando
- Encolhimento
- Calendered
- Processos de remoção de materiais
- Usinagem
- Torneamento
- Fresagem
- Retificação
- EDM
- Usinagem
- Tratamento térmico
- Temperado
- Têmpera
- Recozimento
-
- Nitretação
- Sinterização
- Os tratamentos de superfície; Acabamento
- Elétricos
- Electropolimento
- Abrasivos
- Polimento
- Elétricos
- Tecnologia química
- etc…